Ataques Cibernéticos
- Leeds Corretora de Seguros
- 17 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Quem pode ser vítima de ataques cibernéticos?

Na verdade, qualquer um pode ser vítima de ataques cibernéticos, sabe aquele ditado "basta estar vivo", é quase isso.
O Brasil está entre os principais alvos dos hackers, são centenas de milhares de ataques por dia, de acordo com dados da Kaspersky, somos o segundo país no mundo com maior incidência de ataques em 2020.
Números de telefones, endereço, CPF, dados de pagamento são dados pessoais de clientes que podem ser alvos de ataques e qualquer vazamento de informação ou utilização indevida ou não autorizada pode impactar as finanças e a reputação das empresas.
Segundo a Symantec, em 2018, as perdas com crimes cibernéticos somaram mais de US$ 22 bilhões no Brasil e atingiram cerca de 62 milhões de brasileiros, sem contar as ocorrências que não são registradas.
Muitas vezes, o alvo desses ataques são pequenas e médias empresas, que ficam mais vulneráveis com o aumento das compras online, utilização da internet, apps e outras mídias digitais.
E como se proteger? A autenticação de identidades, senhas, criptografia, evitar clicar em links maliciosos enviados por mensagens e apps de mensagem estranhas e remetente desconhecidos, treinamento para os funcionários sobre medidas e responsabilidades de segurança da informação ajudam e muito a minimizar os riscos.
A contratação de um seguro de riscos cibernéticos, também, é importante para proteger os negócios de situações como roubo de dados da empresa e informações pessoais de clientes, interrupção de negócios de fornecedores e terceiros, ataques de negação de serviço e extorsão cibernética. E ainda pode cobrir as multas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), de até 2% do faturamento bruto anual da empresa.
Comments